Notícias

Setembro de 2016

UMA OBRA COMPLETA SOBRE A VIDA DE JESUS

A Enciclopédia da Vida de Jesus está de volta à Central Gospel! Uma obra rica e completa, que fornece detalhes sobre todas as fases da vida e do ministério de Cristo. Com mais de mil páginas, a enciclopédia agora está dividida em quatro volumes: A nação de Jesus, Cristo antes da encarnação & A vida oculta de Jesus (Volume 1); A vida pública de Jesus (Volume 2); Jesus confirma e instrui seus auxiliares & Entre a terceira Páscoa e a Festa da Dedicação (Volume 3); Dentro da expectativa messiânica & Rumo ao Calvário (Volume 4).

Resultado de 20 anos de pesquisas de Louis-Claude Fillion na Palestina e nos demais países relacionados às narrativas bíblicas, o autor oferece novos ângulos sobre a história do Filho de Deus. A obra se propõe a abordar desde o anúncio do nascimento de Cristo, passando por Sua obscura infância e indo até o fim de Seu ministério público, com o nascimento da Igreja.

A Enciclopédia da Vida de Jesus foi enriquecida com mais de 600 fotos e fornece dados sobre a topografia, a hidrografia, a fauna, a flora, a agropecuária, a população, os idiomas, os hábitos e os costumes, as profissões, os partidos religiosos e os políticos, o dia a dia no templo, a vida comum do povo judeu e centenas de outros assuntos que vão promover o crescimento intelectual e cultural dos leitores.

Sobre o autor
Louis-Claude Fillion foi um teólogo judeu-francês, pertencente a uma ilustre família, que se converteu a Cristo no século 19. Ele foi um profundo conhecedor das Escrituras. Além da Enciclopédia da Vida de Jesus, ele é o autor de outras obras, como: o Comentário Geral da Bíblia; o Atlas Geográfico da Bíblia; a História dos Milagres de Jesus e a Enciclopédia Popular de Cultura Bíblica, também publicada pela Central Gospel.


ENTREVISTA COM DANIELLE CRISTINA

Novo CD de Danielle Cristina,Um novo tempo, marca trajetória da adoradora, que tem pregado o evangelho há 18 anos através de suas músicas

Com canções que anunciam as boas novas do evangelho, o quinto álbum de Danielle Cristina pela Central Gospel Music marca a trajetória e o ministério de 18 anos da adoradora. Um novo tempo, título do CD, expressa o momento que Danielle tem vivido e o cumprimento das promessas de Deus em sua vida. Composto por 10 canções, o CD tem músicas no estilo pentecostal, que é a marca do ministério de Danielle, mas também traz o congregacional e a adoração, o que imprime ao trabalho um estilo eclético. A produção de Um novo tempo é assinada por Tadeu Chuff, e o álbum conta com a participação de Jairo Bonfim e Raquel Mello. Nessa entrevista, conheça todos os detalhes do novo trabalho de Danielle Cristina.

: Como foi a escolha do título do seu novo álbum, Um novo tempo?
Danielle Cristina: Este novo CD veio como surpresa para mim. Fui convidada para uma reunião na gravadora no final de maio, e me pediram para gravar o novo CD para lançar no final de julho, começo de agosto deste ano. Na hora eu pensei: "Como preparar um CD, passar pelo processo de escolha de repertório, escolha de produtor e execução em tão pouco tempo?". Na hora, o Espírito Santo me levou a dizer "sim".

Naquela noite, pedi a direção de Deus para esse projeto, e tive um sonho. Parecia que eu via um filme da minha vida passando na minha frente. No final do sonho, eu lembro que vi escrito enorme "Um novo tempo". Quando acordei, vi que não era um simples sonho, e sim uma realidade que tenho vivido por todos esses anos de ministério.

As músicas seguem esse tema ou tem letras com abordagens diferentes?
Quando preparo um CD, coloco aquilo que tenho vivido, que tem edificado a minha fé e me levado a romper todos os dias. Gosto de compartilhar as experiências que tenho vivido. É claro que as abordagens das canções falam sobre um novo tempo, sobre fé, coragem, força em Deus para romper, também falam sobre a infinita misericórdia e a graça de Deus.

Fale um pouco sobre a música de trabalho.
Promessas é uma composição de Luciana Leal, minha amiga com quem vivi muitos momentos bons nos Estados Unidos. Essa canção, quando chegou para mim, me fez lembrar que as promessas de Deus não são para ficarem registradas em cadernos ou agendas, e sim para serem vividas. Ela é um relato do poder do Deus que cumpre Suas promessas nos dias de hoje também. Se Deus fez coisas grandiosas no passado, a Bíblia nos certifica que coisas maiores Ele fará em nosso meio se tivermos fé e se obedecermos também.

Como foi o processo de escolha das canções?
Por ser uma cantora pentecostal, todos sempre esperam algo voltado apenas para esse estilo. Mas, eu sempre fui uma cantora eclética. Há 18 anos gravo canções com estilos variados. Sempre me dou a ousadia e liberdade para inserir novidades em meus projetos, e dessa vez não foi diferente. Chegaram muitas outras canções, mas senti em meu coração de compartilhar essas palavras que edificam.

Você conta com participações especiais de Raquel Mello e Jairo Bonfim. Como foi gravar com eles?
Ter a oportunidade de gravar com amigos é muito gratificante. Nesse CD, Jairo fez back vocal, dirigiu a minha voz em algumas canções e fez participação especial em duas músicas. Gravamos o dueto na canção A tua graça, e ele participou também gravando o rap na versão Em ti, Jesus. Raquel Melo é uma amiga que admiro muito há anos. Ela aceitou o desafio e interpretou de forma única a canção Ele é Deus.

O álbum também tem uma versão. Qual música você escolheu?
Como eu cresci fora do Brasil, é inevitável a minha apreciação pela musicalidade e toda a influência que acontece lá fora, principalmente, nos Estados Unidos. Quando ouvi a canção In Jesus Name, interpretada por Israel Houghton, fiquei me imaginando cantando, porque essa letra diz exatamente o que quero profetizar no meio da minha geração neste novo tempo.
Como é o processo de gravar um CD e a expectativa de ver um projeto novo sendo realizado?
Eu sou muito grata a Deus por ter a oportunidade de gravar e expressar o que sinto através das canções. Eu nunca acho nada fácil, porque não gravo aquilo que o mercado pede, mas o que Deus me direciona a gravar. Eu me preocupo em ser uma voz profética para aqueles que precisam. Eu fiquei surpresa em poder voltar a gravar aqui no Rio de Janeiro e gravar com amigos. A minha expectativa sempre é poder alcançar o maior número de pessoas na minha geração através de cada canção ministrada. Eu sei que Deus nunca coloca em minhas mãos algo que Ele não possa me ajudar a concluir ou fazer. Espero que este CD seja também um verdadeiro romper na minha vida e na vida de todos aqueles que ouvirem as canções.

Este já é o seu 5º CD pela Central Gospel Music. Como você avalia o seu ministério nesse tempo?
Ter mais essa oportunidade de gravar pela minha gravadora, Central Gospel Music, é uma honra. Nós temos construído uma história linda há 11 anos. Estou aqui desde o início da gravadora, e, hoje, poder experimentar com eles mais essa experiência é saber que Deus está cumprindo o que prometeu. Eu não fui contratada pela Central dentro de um escritório, e sim no altar. Por isso, lançar esse CD no 20º Congresso Fogo para o Brasil foi uma grande honra para mim. Afinal, foi onde tudo começou.

Julho de 2016

CELEBRAÇÃO HISTÓRICA

A manifestação do Espírito Santo, que dá o caráter pentecostal ao Congresso Fogo para o Brasil, marcou o encerramento da 20ª edição do evento, realizada entre os dias 25 e 28 deste mês, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindoia (SP). Foram quatro dias de comunhão e mensagens ministradas pelos pastores Gidalti Alencar, Silas Malafaia Filho, Michael Aboud, Josué Brandão, Marcus Gregório, Silmar Coelho, Claudio Duarte, Jocymar Fonseca e Silas Malafaia, que encerrou o ciclo de ministrações.

Criado em 1985, o 1º Fogo para o Brasil foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Para comemorar os 20 anos, a Associação Vitória em Cristo, organizadora do congresso, escolheu a cidade de Águas de Lindoia, por ser um dos lugares que marcaram a trajetória do evento. “Tudo o que sou, tenho e faço é por permissão do Senhor. Louvo a Deus por todas as pessoas que ajudaram a construir esse congresso e por todos que estão participando do evento”, agradeceu o pastor antes de dar início à mensagem intitulada Por que precisamos de avivamento?.

O pastor discorreu sobre quatro fundamentos que respondem ao tema: “Porque Deus é Deus, Porque necessitamos ter um desejo ardente de Deus, Porque devemos nos colocar na posição de filhos e Porque nos encontramos na condição de noiva do Senhor”. O pastor Silas explicou que a intimidade produz a profundidade do relacionamento com Deus, porém “muitos crentes só buscam a Deus por causa de uma demanda do momento, de uma necessidade”.

O evento contou com a participação dos cantores da Central Gospel Music. Nani Azevedo, Eyshila, Rachel Malafaia, Raquel Mello, Danielle Cristina e Jozyane ministraram louvores e conduziram os congressistas na adoração ao Senhor.

Evento interdenominacional

Uma das características do Fogo para o Brasil é atrair cristãos de diversas denominações e de vários estados do Brasil. Cleonice de Almeida, de Salvador, na Bahia, participou pela segunda vez: “É muito gratificante participar de um evento tão bem organizado e, principalmente, ouvir mensagens que edificam”, comentou a professora de Escola Dominical na igreja Assembleia de Deus Missão.

Danilo Block, seguidor do pastor Silas Malafaia no Facebook, soube do evento nas redes sociais e participou pela primeira vez. “Recebi confirmação de Deus em todos os aspectos. Meu propósito é aplicar as mensagens na minha vida pessoal, espiritual e no relacionamento com as pessoas”, disse o jovem que é membro da Igreja Batista Casa de Deus, em Itatiba (SP).

Além de Águas de Lindoia, o evento já foi realizado nas cidades Foz do Iguaçu (PR), Balneário Camboriú (SC), Brasília (DF), Serra Negra (SP), Recife (PE) e Rio de Janeiro.

MANHÃ DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

Foi uma manhã de renovação espiritual, júbilo e consagração de vidas. A mensagem que encerrou a programação desta manhã, no Fogo para o Brasil, ministrada pelo pastor Jocymar Fonseca, levou os congressistas mais uma vez ao altar de Deus em atitude de adoração e consagração espiritual.

O pastor pregou sobre a importância da honra e o que ela produz, a partir do exemplo de uma mulher sunamita, cujo relato se encontra em 2 Reis 4. “Esta mulher ergueu um altar de honra para o profeta Elizeu reconhecendo que ele era um homem de Deus”, declarou o pastor Jocymar, acrescentando que essa atitude atraiu o favor de Deus, que operou milagres na vida da mulher e de sua família.

Para Eliel e Romilda Vieira, do Rio de Janeiro, o congresso tem sido abençoador. O casal programou férias para este mês para poder participar do evento e tem recebido bênçãos. “Unimos o útil ao agradável, e está sendo surpreendente. Recebemos mensagens profundas e queremos aplicá-las em nossa vida espiritual, familiar, na igreja e em nossos relacionamentos”, comentou Romilda. Os dois são membros da Igreja Comunidade Evangélica Fonte de Vida.

O encerramento do 20º Congresso Fogo para o Brasil será às 19h30 com mensagem do pastor Silas Malafaia. Assista também ao vivo no verdadegospel.com

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS NO FOGO PARA O BRASIL

A Central Gospel promoveu nesta manhã, sessões de autógrafos com a cantora Danielle Cristina, que está lançando o CD Um novo tempo e com o pastores e escritores Claudio Duarte, autor do livro Sexualidade sem censura, e Mac Anderson, autor de Namoro, vestibular para o casamento.

A editora montou uma loja no Centro de Convenções do Hotel Monte Real, onde está sendo realizado o 20º Congresso Fogo para o Brasil, para atender congressistas e público em geral. A editora oferece Bíblias, livros, inclusive lançamentos, CDs, DVDs, revistas de Escola Dominical e outros produtos com preços e promoções especiais.

A loja fica aberta durante todo o dia. O endereço é Rua São Paulo, 622, em Águas de Lindoia.

PASTOR CLAUDIO DUARTE NO FOGO PARA O BRASIL

O 20º Fogo para o Brasil está chegando ao fim. O pastor Claudio Duarte abriu o último dia do evento, que acontece em Águas de Lindoia (SP). Estabelecendo modelos foi o tema da mensagem que o pastor ministrou nesta manhã.

Com o objetivo de levar os congressistas a refletirem sobre que modelo têm sido para outros o pastor questionou: “Que referência temos sido para nossa família, igreja, sociedade em que estamos inseridos e nossa nação? Que modelo estabelecemos sendo imitadores de Cristo?” O pastor fundamentou sua palavra, em passagens bíblicas registradas em Mateus 6.10 e 2 Crônicas 28.1 e 29.2.

Daqui a pouco começa a segunda parte da programação com mensagem do pastor Jocymar Fonseca. Assista ao vivo no verdadegospel.com

20º FOGO PARA O BRASIL

Foi uma noite de quebrantamento e renovação. No encerramento do terceiro dia do Congresso Fogo para o Brasil, em Águas de Lindoia (SP), congressistas atenderam ao apelo do pastor Silmar Coelho em busca de renovação.

O pastor trouxe uma mensagem baseada na experiência dos discípulos no caminho de Emaús, registrada em Lucas 24.13, enfatizando o desânimo que eles sentiam após a morte de Jesus. “Esses discípulos andaram com Jesus e testificaram milagres, vivenciaram um tempo de fé e avivamento. Mas, diante da morte de Jesus a tristeza se abateu sobre eles. Viver quando há milagre é fácil. Precisamos de fé quando não há milagre”, enfatizou o pastor, incentivando os congressistas a enfrentarem suas lutas com fé.

Nesta quarta-feira, além do pastor Silmar Coelho passaram pelo púlpito os pastores Josué Brandão e Marcus Gregório. Josué Brandão explanou sobre os segredos que tornaram Davi um homem segundo o coração de Deus e um dos personagens mais admirados da Bíblia. Já o pastor Marcus Gregório ministrou sobre o agir de Deus nas impossibilidades, baseado em 1 Reis 18.

O Congresso será encerrado nesta quinta-feira. Ainda vão pregar os pastores Jocymar Fonseca, Claudio Duarte e Silas Malafaia. A programação começa às 9h com transmissão ao vivo pelo portal verdadegospel.com.

DEUS AGE NAS IMPOSSIBILIDADES

Mensagens que edificam, renovam, despertam, confrontam e ensinam. Para os congressistas, os três dias do Congresso Fogo para o Brasil cumpre o propósito para o qual o evento foi criado. Depois de Josué Brandão revelar sete segredos que fizeram de Davi um homem segundo o coração de Deus, foi a vez do pastor Marcus Gregório encerrar as mensagens desta manhã.

Com uma Palavra baseada em 1 Reis 18, o pastor ministrou sobre o agir de Deus nas impossibilidades. Nessa passagem, Deus ordena ao profeta Elias que anuncie que o Senhor mandaria chuva sobre a terra em um período de extrema seca. ”Onde disseram não haver nada, haverá abundância. Nenhuma seca vai parar a colheita que Deus já enviou para a sua vida. A tua provisão virá do céu”, profetizou para o auditório lotado.

Para Glaucia Regina Trindade, de Caraguatatuba (SP), o Fogo para o Brasil está sendo surpreendente. Acostumada a assistir ao evento pela televisão, ela não tinha ideia do ambiente espiritual que envolve o congresso. “Acompanhamos sempre pela TV e não tínhamos noção da unção do Espírito Santo neste lugar. Todas as mensagens têm falado profundamente ao meu coração”, comentou Glaucia que participa pela primeira vez do evento.

Morador de Águas de Lindoia, Valdemar Antonio, não perde a oportunidade de participar dos eventos que a Associação Vitória em Cristo realiza na cidade. “Aqui recebemos mensagens excelentes que nos orientam e ensinam. Se queremos vencer o mundo temos que ter relacionamento com Deus”, comentou a respeito da primeira mensagem do dia, ministrada pelo pastor Josué Brandão, com o tema foi Segredos de Davi.

Cantores da Central Gospel Music conduzem o público à adoração por meio de louvores. A programação continua à noite, a partir das 19h. Você também pode assistir ao vivo no portal verdadegospel.com.

FOGO PARA O BRASIL

O rei Davi, um dos personagens bíblicos mais admirados e respeitados inspirou o pastor Josué Brandão, da Assembleia de Deus em Feira de Santana (BA), a ministrar uma mensagem de despertamento nesta manhã, no Congresso Fogo para o Brasil. O pastor abriu o terceiro dia de preleções do evento, que acontece no Hotel Monte Real, em Águas de Lindoia.

Com o tema Segredos de Davi, baseado em 1 Samuel 17.50, pastor Josué Brandão explanou sobre sete segredos que tornam Davi um dos homens mais admirados da Bíblia. “A Bíblia relata vitórias, êxitos, fracassos e vergonhas de Davi. O seu segredo não estava no poderio político, mas no seu coração que pertencia ao Senhor. Ele não era um crente de fachada. Sua alma fora conquistada por Deus”, declarou o pastor que enumerou as qualidades que tornaram Davi um homem segundo o coração de Deus.

A programação segue daqui a pouco com mensagem do pastor Marcus Gregório. Assista ao vivo no verdadegospel.com.





NOITE DE QUEBRANTAMENTO

A cada ano o Fogo para o Brasil se consolida como referência de um evento de avivamento. A 20ª edição do congresso, que acontece em Águas de Lindoia, vai até a próxima quinta-feira. Cristãos de todo o Brasil foram ao evento em busca de avivamento, mas também de ensino.

É a segunda vez que Cleonice de Almeida, de Salvador, na Bahia, participa do Congresso. “É muito gratificante participar de um evento tão bem organizado e, principalmente, ouvir mensagens que edificam”, comentou a professora de Escola Dominical na igreja Assembleia de Deus Missão.

Foi nas redes sociais que Danilo Block, seguidor do pastor Silas Malafaia no Facebook, tomou conhecimento do evento. Membro da Igreja Batista Casa de Deus, em Itatiba (SP), ele considera a primeira experiência no Fogo para o Brasil uma bênção. “Recebemos confirmação de Deus em todos os aspectos. Meu propósito é aplicar as mensagens que recebemos aqui”, disse.

Raquel Mello e Nani Azevedo abriram a programação desta terça-feira com o dueto Quero descer. Em seguida, foi a vez de Rachel Malafaia e Jozyanne ministrarem louvores, que envolveram a congregação num ambiente de adoração a Deus.

O pastor Jorge Linhares, da Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte, encerrou o segundo dia de preleções. O pastor, um dos que mais participou do Fogo para o Brasil, ministrou sobre a vida de Naamã, um comandante sírio poderoso, mas, na intimidade, um homem infeliz. A história de Naamã está registrada em 2 Crônicas 5. "Ser poderoso é muito perigoso. Você pode ter vindo aqui pedindo a Deus para ser muito poderoso, mas, talvez, por amor a você, Deus não permita. Os poderosos precisam saber que existem limites", afirmou o pastor.

Até quinta-feira ainda ministrarão mensagens os pastores Silas Malafaia, Silmar Coelho, Jocymar Fonseca, Josué Brandão e Claudio Duarte.

CENTRAL GOSPEL MARCA PRESENÇA EM ÁGUAS DE LINDOIA

A Central Gospel montou uma grande loja no Centro de Convenções do Hotel Monte Real, em Águas de Lindoia, para atender os participantes do Fogo para o Brasil e o público em geral.

Quem visita a loja adquirir Bíblias, livros, CDs, DVDs musicais e de mensagem, entre outros produtos, com preços e descontos especiais. A programação também inclui sessões de autógrafos com autores da Central Gospel e cantores da Central Gospel Music. Hoje, a sessão foi com Nani Azevedo e Raquel Mello.

Vale à pena conferir. A loja da Central Gospel fica aberta das 8h às 21h. O endereço é Rua São Paulo 622, Águas de Lindoia.

MENSAGEM PROFÉTICA NO FOGO PARA O BRASIL

Pastor Michael Aboud, da Igreja Embaixada do Reino de Deus, preletor da segunda parte da programação nesta manhã, iniciou sua palavra anunciando que o Fogo para o Brasil será um tempo profético na história de cada congressista. “Esta conferência vai determinar o sucesso da sua vida”, afirmou.

O pastor baseou sua palavra na experiência do centurião Cornélio, registrada em Atos 10, e deu à mensagem o título Construindo um memorial, em que ressaltou o poder do sacrifício. “Cornélio não era cristão, mas um homem que ajudava os necessitados. Buscamos Deus em momentos de dificuldades e, muitas vezes, os céus não se movem em nosso favor. Então, o que levou o Senhor a mover as regiões celestiais para levar a sua mensagem a um incircunciso? O segredo é que Cornélio construiu um memorial diante de Deus”, declarou o pastor, explicando que memorial fala a respeito de fé, caráter e identidade.

Pastor Michael Aboud motivou os congressistas a construírem um memorial diante de Deus e a testemunharem os céus se abrirem em seu favor. “Tem gente que entrou aqui em crise, mas Deus está bradando dos céus. Escolha qual caminho você vai seguir em 2016”, orientou o pastor afirmando que 2016 não é ano de crise, mas o ano do favor de Deus sobre a Igreja. “Todos podemos passar por dificuldades, mas aquele que ergue um memorial diante de Deus passa pela crise e sai do outro lado mais que vencedor diante de Deus”, encerrou.

Você também pode assistir ao 20º Congresso Fogo para o Brasil ao vivo. Acesse verdadegospel.com e assista à programação desta noite, a partir das 19h.

ADORAÇÃO, LOUVORES E ENSINO NO FOGO PARA O BRASIL

A primeira parte da programação, em Águas de Lindoia (SP), teve início com os adoradores da Central Gospel Music conduzindo os louvores. Em seguida, demonstrando satisfação e alegria, o pastor Silas Malafaia anunciou o pastor Silas Malafaia Filho como o preletor desta manhã.

“Há 20 anos nós estávamos realizando o primeiro Fogo, em Foz do Iguaçu, e ele ainda era uma criança. O tempo passou, ele cresceu e hoje assumiu o pastorado da Assembleia de Deus de Jacarepaguá, fundada por meu pai, pastor Gilberto Malafaia, que já está na glória”, declarou o pastor Silas Malafaia.

O pastor Silas Filho trouxe uma mensagem de confrontação, baseada em 2 Crônicas 29. Inspirada na experiência do rei Ezequias, que herdou de seu pai um reino em decadência, caos e miséria. Foram lições para serem aplicadas na vida pessoal, familiar, profissional e na igreja.

Segundo o pastor, o rei Ezequias entendeu que precisava romper com os erros de seu pai para que seu reino fosse bem-sucedido. “O que estamos vivendo agora pode ser consequência de atitudes que levam à perturbação, estrago e caos. Mas o desejo de Deus para nossa vida é nos abençoar, fazer-nos crescer, avançar e fazer a diferença. Aprenda com as atitudes do rei Ezequias e veremos o agir de Deus”, declarou o pastor Silas Filho, grato a Deus pelos 20 anos do Fogo para o Brasil. Ele também agradeceu a Deus por à sua família, aos amigos que o incentivaram no pastorado, e à oportunidade e privilégio de adorar e colaborar com a obra do Senhor.

A segunda parte da programação continua daqui a pouco com preleção do pastor Michael Aboud. Você pode assistir à programação ao vivo no portal verdadegospel.com. O endereço é Rua São Paulo, 622, Águas de Lindoia.

Lembrando que a loja da Central Gospel estará funcionando o dia inteiro para atender ao público que participa do evento e também os que desejam visitar a loja. A editora oferece produtos diversificados e lançamentos com preços acessíveis e promoções especiais.

NOITE DE ABERTURA DO 20º FOGO PARA O BRASIL

Com o auditório do Centro de Convenções do Hotel Monte Real, em Águas de Lindoia, lotado, teve início, nesta segunda-feira, a edição histórica que celebra os 20 anos do Congresso Pentecostal Brasileiro Fogo para o Brasil. O evento foi criado em 1985 com o propósito de promover o avivamento no meio do povo de Deus.

“Para acontecer o avivamento tem que ter Palavra de Deus, por isso nosso Congresso têm ênfase na Palavra. Tenho certeza que nesses dias, Deus vai falar conosco”, declarou o pastor Silas Malafaia, presidente da Associação Vitória em Cristo, organizadora do evento.

O pastor Gidalti Alencar, preletor da primeira noite, pregou sobre o tema O poder da conexão, destacando a importância das ligações na vida do ser humano. “As conexões ensinam. Elas são portas abertas, portas de oportunidade”. Segundo o pastor, as conexões influenciam para o bem ou para o mal. “Conexões são escolhas”, reiterou.

O 1º Fogo para o Brasil foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Para comemorar esses 20 anos, a Avec escolheu a cidade de Águas de Lindoia, por ser um dos lugares que marcaram a trajetória do evento. “Agradeço a Deus por esses 20 anos. Tudo isso só foi possível por causa da Sua graça e da participação de milhares de pessoas que abraçam este ministério”, ressaltou o pastor Silas, idealizador do Fogo para o Brasil.

Ainda ocuparão o púlpito os pastores Silas Malafaia, Silas Malafaia Filho, Jocymar Fonseca, Silmar Coelho, Jorge Linhares, Josué Brandão, Michael Aboud, e Marcus Gregório. Os adoradores da Central Gospel Music, Rachel Malafaia, Raquel Mello, Eyshila, Nani Azevedo, Danielle Cristina e Jozyanne conduzem os louvores.

A programação continuará nesta terça-feira em duas etapas. Pela manhã, a partir das 9h. À noite, a partir das 19h30. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo portal verdadegospel.com.

ÁGUAS DE LINDOIA RECEBE O 20º FOGO PARA O BRASIL

A abertura do Congresso Pentecostal Brasileiro Fogo para o Brasil será às 19h30. A programação deste ano tem um significado especial para a Central Gospel por ser a 20ª edição do evento, e Águas de Lindoia (SP) foi a cidade onde teve início a trajetória do Fogo para o Brasil. O evento acontecerá de hoje a quinta-feira, no Centro de Convenções do Hotel Monte Real.

Antes mesmo da abertura, os participantes já começam a chegar ao local do evento. Gilcélia Poina e a pastora Dagmar Russo (foto), da Igreja Evangélica Canaan, de São Caetano do Sul, em São Paulo, participam pela primeira vez. "Viemos em busca de refrigério, renovo e restauração. Tenho certeza que o Senhor irá renovar a minha família”, disse Gilcélia, que perdeu o esposo há seis meses.

As duas aproveitaram para conhecer a loja que a Central Gospel montou para atender ao público em geral. A editora trouxe Bíblias, livros, CDs, DVDs de mensagens e de musicais, entre outros produtos com preços acessíveis e descontos especiais. “A loja está muito diversificada”, elogiou a pastora Dagmar. A loja da Central Gospel ficará aberta todos os dias do evento das 9h às 21h. O endereço é Rua São Paulo, 622, Águas de Lindoia.

A programação do 20º Fogo para o Brasil será transmitida ao vivo, e de graça, a partir das 19h30, pelo verdadegospel.com.

TEOLOGIA PARA PENTECOSTAIS

Uma obra preciosa para que os pentecostais conheçam melhor os fundamentos da sua fé e também para que membros de outras denominações entendam o ponto de vista bíblico pentecostal. Essa é a proposta do pastor Walter Brunelli ao discorrer sobre a Teologia Sistemática Pentecostal, de maneira clara e completa. É a primeira escrita por um brasileiro.

“O desafio de escrever uma Teologia Sistemática Pentecostal, particularmente para a realidade da igreja evangélica pentecostal brasileira, decorre do fato de haver pouca literatura que não seja elementar sobre o assunto, enquanto há fartura de obras escritas por teólogos reformados”, explica o autor, que não deseja criar polêmicas aos pensamentos divergentes dos teólogos de tradição reformada, mas que tem o intuito de fornecer dados esclarecedores sobre as crenças pentecostais e desfazer alguns mitos injustamente criados.

Dividida em quatro volumes, a obra aborda os 12 temas essenciais da Teologia Sistemática sob a ótica pentecostal. No volume 1, o leitor estudará Bibliologia – Estudo sobre as Escrituras; e Teontologia – Estudo sobre o ser de Deus. No volume 2, Cristologia – Estudo sobre a pessoa de Cristo; Pneumatologia – Estudo sobre o Espírito Santo; Angelologia – Estudo sobre os anjos. No volume 3, Antropologia – Estudo sobre o homem; Hamartiologia – Estudo sobre o pecado; Soteriologia – Estudo sobre a salvação. No volume 4, Eclesiologia – Estudo sobre a Igreja; Escatologia – Estudo sobre as últimas coisas; e História do Movimento Pentecostal.

A obra conta ainda com mais de 300 gráficos, tabelas e ilustrações, além de centenas de citações dos originais grego e hebraico, fornecendo mais recursos para quem deseja adquirir conhecimento das Escrituras.

JEOSAFÁ PIMENTEL FALA SOBRE O PRIMEIRO CD, ABA PAI

Jeosafá Pimentel, um jovem adorador que descobriu na música uma forma de se aproximar de Deus, viveu experiências marcantes no último ano. Durante um culto em sua igreja, a ADVEC em Natal (RN), ele foi chamado pelo pastor Silas Malafaia para fazer parte da Central Gospel Music e lançar seu primeiro CD. “As letras são bonitas e inteligentes”, elogiou o pastor Silas. Em pouco tempo, as canções escritas pelo próprio Jeosafá, e que compõem o álbum Aba Pai, já estavam sendo ouvidas por milhares de pessoas. Na entrevista, ele conta como foi essa experiência que mudou sua vida e também como começou a cantar quando ainda era criança.

Como você começou a cantar?

Jeosafá Pimentel: A minha família é de músicos. O meu irmão era vocalista numa banda, e minha mãe canta também na igreja. Eu não queria me envolver com a música; queria ser do contra. Só que foi mais forte. Eu cantava no conjunto da igreja e também comecei da bandinha do colégio. Foi então que eu conheci a música melhor e fiquei apaixonado. Depois de começar a cantar no colégio é que passei a cantar mais na igreja também. Quando eu percebi, já estava há muito tempo na música. Depois que descobri a música para Cristo e que eu podia compor, aí que eu fui com tudo, mas não tinha o desejo de ser um cantor. Eu comecei de um jeito meio sem pensar. O Senhor me dava as músicas, e eu escrevia. E então eu fui entendendo o que Deus queria.

Como era a sua vida na igreja?

Meu pai é pastor, e eu nasci em berço evangélico. Eu ia forçado à igreja. Depois que eu passei a andar com os meus próprios pés foi que conheci Cristo. Eu ia à igreja muito dificilmente, só aos domingos. Como sempre fui envolvido com música, cantava na igreja, mas não fazia solo, porque eu era muito tímido. Ainda sou um pouco. Então eu ficava só no back vocal, quase me escondendo.
Você disse que ia obrigado à igreja. Como foi, então, a sua conversão?
Graças a Deus, eu tive muitos livramentos. Nunca fui aquele cara que chegou ao fundo do poço. Eu voltei mesmo para Deus quando saí da igreja do meu pai e fui para a ADVEC. Aí eu comecei a conhecer Cristo, fui batizado com o Espírito Santo.

Como foi o dia em que o pastor Silas Malafaia chamou você para fazer parte da Central Gospel Music?

O meu líder de jovens me colocou para cantar no culto de domingo. Eu comecei a cantar uma das minhas músicas, Aba Pai, e a igreja toda conhece e cantou junto. Vi que o pastor Silas entrou logo nessa hora e reparou que a igreja estava cantando. Durante o ofertório, pediram para ele anunciar o meu CD. Ele ficou olhando para o meu CD com uma fisionomia séria, começou a contar a história do Nani Azevedo e depois falou para mim: “Deus falou comigo para fazer essa pergunta para você: quer assinar contrato com a gravadora?”. Foi na frente da igreja toda e de surpresa. É difícil me fazer chorar, mas não tive como não chorar.

E como você se sentiu naquele momento?

Eu só agradecia a Deus, porque sei que não mereço nem um por cento disso tudo que está acontecendo. É uma bondade e uma graça constante.

Você tinha planos de ter uma carreira no meio gospel ou gostaria de ter somente um ministério local? O que você esperava?

Quando eu conheci Cristo verdadeiramente, queria fazer alguma coisa para Ele. Mostrar para as pessoas todo esse amor dele. E eu reconheci que Deus me deu o dom de cantar, mas nunca tinha pensado em ser um cantor e gravar CD. Minha vontade era fazer alguma coisa para o Reino de Deus, sabendo que nessa área de música, por eu ter esse dom.

Você tem algum testemunho de pessoas que foram tocadas pelas letras das suas músicas?

No Facebook, eu recebo bastante testemunho de pessoas que contam que estavam escutando a música Aba Pai, e Deus falou com elas. Não há nada que me deixe mais feliz, porque a música está cumprindo o propósito de levar as pessoas para mais perto de Cristo. Teve uma menina que estava pensando em sair da igreja, e depois que escutou a música mudou de ideia.

Qual é a história da música Aba Pai?

Eu estava vivendo um evangelho medíocre, achando que estava bem forte e amigão de Cristo, mas não. Então, eu peguei meu violão e fui para o banheiro, porque gosto de tocar no banheiro. Fiquei lá por muito tempo e nada de sentir a presença de Deus. Eu me lembrei de uma amiga minha que pregou uma vez que o Espírito Santo habita em nós e clama incessantemente pelo Pai. Eu comecei a cantar Aba Pai e veio a letra toda da canção. Senti muito forte a presença de Deus, e isso marcou a minha vida.

Como você compõe? As letras são baseadas em suas experiências?

A música O que é o amor, que fala sobre dar mais valor à tradição do que à libertação, foi baseada numa experiência que eu vivi. Mas eu também pego o gravador e vou tocando e cantando, e a música surge. A música flui. Ao todo, eu tenho umas 35 músicas, e componho desde os 14 anos.

Como você classifica o estilo da sua música?

Eu sou uma esponja, porque gosto de muita coisa e muitos estilos. Eu classificaria como um pop rock, embora não seja só isso. Eu escutava do samba ao rock mais pesado.

INTERLIGADA COM OS ADOLESCENTES

Vanessa Tanaka é uma sonhadora, que acaba de ver um sonho que nasceu no coração de Deus se tornar realidade. Autora de Minuteens, um devocional pra adolescentes, Vanessa estreia no mundo literário com a missão de compartilhar o que viveu nessa fase da vida e motivar o público juvenil a uma vida de intimidade com Deus, através do contato diário com a Sua Palavra.

Casada com Leonardo Tanaka; mãe de Deborah, de 12 anos, e Thalita, de 9 anos, a líder nacional dos adolescentes da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, fala nessa entrevista sobre seu ministério, sobre o mundo adolescente e sobre a experiência de escrever seu primeiro livro.

Você começou a trabalhar com adolescentes há 16 anos, na época você tinha 22 anos. O que te move nesse trabalho e como tudo começou?
Vanessa Tanaka: Eu acredito que a gente é levado por Deus a trabalhar em algo que fomos tratados. Eu fui curada das minhas emoções. A minha adolescência foi muito complicada, enfrentei rejeições e problemas como o divórcio dos meus pais. Desse período até a minha vida adulta, Deus me tratou para que hoje eu possa abençoar os adolescentes e trabalhar com eles.

Qual a diferença entre os adolescentes do ano 2000, quando você começou a trabalhar com eles e os de agora?
Quando comecei a trabalhar com eles, eu estava saindo da adolescência. Foi bem mais fácil, porque eu falava a linguagem deles, conversava de igual para igual. Naquela época, os adolescentes faziam as coisas mais escondidas, mais veladas. Hoje, estamos na era da comunicação, da internet. Tudo é muito rápido, muito explícito, permitido e liberado. A informação está a um clique. A principal diferença está na “liberdade” que eles pensam que têm.

Você precisou se “reinventar” para chamar a atenção deles?
Na verdade, eu continuei sendo como sou. Tive que vencer alguns desafios, mas tenho facilidade para falar com o adolescente. Graças a essa boa comunicação, a esse bom contato, eu não precisei mudar muita coisa não. Entendo que é preciso falar a linguagem do adolescente para ser ouvido e compreendido. Não adianta ter uma comunicação cheia de retórica e não alcançá-los.


Ser escritora estava nos seus planos?
Não (risos). Mas, Deus cumpre os nossos sonhos, nossos desejos... Uma vez, eu estava na casa de uma amiga, numa ocasião bem descontraída, e me afastei de todo mundo, fui para um cantinho, e Deus começou a falar comigo: “Você tem tanta experiência para compartilhar. Por que não coloca isso num papel?”. Eu comecei a achar que aquilo era alguma coisa da minha cabeça, mas, mesmo assim, peguei meu notebook e comecei a digitar algumas coisas. Só que acabei perdendo tudo. Alguns anos depois, meu marido foi fazer uma viagem, e eu fiquei sozinha por algum tempo. Então, voltei a pensar no que eu poderia falar para os adolescentes e foi ali que nasceu o Minuteens. Deus colocou na minha frente o que eu deveria escrever e a estrutura do livro. Enviei o projeto para a editora, e ele foi aprovado.

Por que um devocional e não um livro de ficção?
Eu gosto de livros de ficção e está nos meus planos escrever... Mas o devocional fala diretamente com o leitor. É uma oportunidade para falar com Deus todos os dias, de incentivar o adolescente a abrir e ler a sua Bíblia e de praticar alguns conselhos que estão no livro. Por isso, o desejo de escrever um devocional. É uma maneira de ter acesso não somente ao adolescente da minha igreja, mas a outros adolescentes; é uma conversa entre nós, numa linguagem fácil, divertida e inteligente. Ao final de cada minuteens, há uma proposta, um desafio para o leitor.

O Minuteens é só para os adolescentes crentes?
Não, pelo contrário. Eu escrevi pensando nos adolescentes cristãos, mas também naqueles que não conhecem Jesus. Alguns devocionais são evangelísticos; falam da vida de Jesus, sobre o sangue, sobre a cruz. É um livro para todo tipo de público.

O que você espera desse primeiro livro e da parceria com a Central Gospel?
Superar as expectativas que a editora está depositando em meu ministério.

Alguma coisa já mudou na sua rotina por causa do Minuteens?
Minha rotina já é louca (risos). Já mudou sim. Prego em várias igrejas da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e agora estou recebendo vários convites para pregar em outras igrejas.


Junho de 2016

MULHER, VIVA ABUNDANTEMENTE

Terceiro livro da série de estudos bíblicos escrita por Lenya Heitzig e Penny Rose, este devocional propõe a realização de 20 minutos diários de aprendizado e comunhão com Deus. O objetivo é que a leitora descubra, em Sua Palavra, tesouros que lhe permitam viver abundantemente tendo a sua mente renovada, a sua alma restaurada, e uma maior intimidade com o Pai.

Os seis capítulos da Carta aos Efésios são divididos em 12 lições e cada lição em cinco estudos, que poderão ser feitos individualmente ou em pequenos grupos. Para alcançar o resultado desejado, Lenya e Penny instruem como deve ser conduzido cada estudo, a partir da oração, meditação, aplicação prática, aprendizado e reflexão sobre frases inspiradoras ditas por pregadores e escritores.

Mulher, viva abundantemente é uma excelente oportunidade para investir tempo na Palavra de Deus e ver os frutos que ela produz.

GUILHERME SCHELB NA FNAC DIA 28

O Procurador Federal da República, Guilherme Schelb, autor de uma série de livros e DVDs que buscam esclarecer os direitos da criança e do adolescente, vai participar de uma sessão de autógrafos na FNAC do Barrashoping (RJ) no dia 28 de junho, às 19h.

Lançados este ano pela Central Gospel, os livros Orientações sobre sexualidade infantil – Limites e desafios; Conflitos e violência na escola – Guia legal e prático para professores e famílias; Soluções para conflitos – Situações de risco que podem ocorrer com qualquer pessoa. Inclusive você; e Manual do professor – tudo o que a escola precisa saber sobre as leis e a justiça abordam profundamente o tema erotização infantil e trata ainda sobre a violência infanto-juvenil, ensinando como pode ser prevenida e denunciada.

Entre o material, estão três DVDs e um CD interativo: Crianças e adolescentes 1 – Vítimas da violência e Crianças e adolescente 2 – Como investigar casos suspeitos, ambos são animações que orientam as famílias e as próprias crianças a se protegerem do abuso; o terceiro é A defesa jurídica da família e infância, um curso aprofundado sobre como reagir às ilegalidades praticadas pela educação e saúde; e o Simulador de casos de violência, que apresenta casos reais de experiências de escolas e delegacias, para que a pessoa que está fazendo a simulação saiba se está bem preparada para lidar com as situações na vida real.

Ameaça às crianças

Em entrevista ao Pr. Silas Malafaia no programa Vitória em Cristo, o Dr. Guilherme Schelb, que já atuou como promotor de Justiça da Infância e Adolescência no Distrito Federal e foi autor de diversas ações de combate e prevenção à violência infanto-juvenil, alertou para os riscos dos materiais didáticos usados nas escolas.

“As escolas estão abordando temas em sala de aula sobre o comportamento sexual adulto, como bissexualidade, sexo anal, sexo grupal, sexo com animais, masturbação e prostituição. Isso é ilegal e inconstitucional, pois as crianças, ainda em desenvolvimento, estão sendo expostas a temas complexos e abusivos ao seu entendimento”, afirmou, acrescentando que esse tipo de material viola os direitos da família, pois os pais não sabem que o conteúdo está sendo ministrado para seus filhos.

Os temas de formação sexual são escondidos entre matérias comuns como português, história, ciências, entre outras. “É uma violação ao direito do professor, pois ele está sendo desviado de sua função de educador para ministrar temas morais e sexuais que a lei não autoriza a escola a fazer”, adverte o procurador.

As consequências da exposição precoce da criança e do adolescente a conteúdos impróprios para sua idade são preocupantes. “Eu obtive junto ao Ministério Público de São Paulo, em 2015, uma pesquisa sobre atos infracionais. A estatística, que está no site do órgão, revela o altíssimo nível de crimes sexuais praticados por adolescentes contra crianças. À medida que acontece a erotização precoce, por meio de uma apresentação do sexo anal e masturbação, por exemplo, o interesse dessas crianças é despertado. Uma criança que tem erotização precoce e foi abusada tenderá a praticar o que sofre no abuso com os colegas de sala”, explica o procurador.

Conheça mais sobre esses títulos e seu autor na sessão de autógrafos na FNAC. O endereço é Avenida das Américas, 4666, na Barra da Tijuca (RJ).